Bolsos Térmicos Amovíveis (BTA)

05-01-2017

Partilhe esta página:

Descrição/Funcionamento

Este projecto surgiu de uma parceria com a Patient Innovation em que foi nos dado a conhecer o caso do Diogo. Enquanto portador da doença Charcot-Marie Tooth, Diogo sofre de arrefecimento das mãos o que, sendo pianista, afecta a sua destreza ao tocar piano. O projecto consiste no desenvolvimento de um dispositivo portátil de aquecimento, com controlo da temperatura ajustável pelo utilizador. Inserido nuns bolsos amovíveis é possível ser discretamente utilizado em diversas peças de roupa, como por exemplo, o casaco de concerto.

O primeiro protótipo foi entregue ao Diogo e o feedback foi recebido. Numa segunda edição do projecto, quatro protótipos mais evoluídos foram enviados para o London Science Museum como parte da exposição europeia ‘Beyond the Lab’, em parceria com a Patient Innovation. A próxima fase do projecto é transformar os bolsos térmicos amovíveis num produto final que possa vir a ser comercializado.

Objectivos

Nesta nova versão o objetivo será incorporar os bolsos num casaco. Serão incorporados 3 bolsos no seu interior. Sendo que dois deles vão ter a manta e o termístor e outro  onde vão ficar tanto o controlador como a powerbank.

Estado actual

Neste momento apenas foram preenchidos os documentos oficiais do projeto e estão a ser planeadas as encomendas. Na próxima etapa, já com o material adquirido, começarão os testes experimentais.

Prémios

Projeto Inovador do Ano, atribuído no JeniAL 2015
Menção Honrosa “Boas Práticas Associativismo Jovem” 2016, pelo IPDJ.

Imagens: