Garranos

05-01-2017

Partilhe esta página:

Descrição:

O Cavalo Garrano (Luso-Galego) é uma espécie conhecida desde o século XII que habita em regime de semi-liberdade no Minho, Galiza, Astúrias e Navarra. É um cavalo reconhecido por viver em grupos de harém ou em regime territorial e o seu número tem vindo a ser sistematicamente reduzido ao longo dos anos.

Foi neste contexto que surgiu o projecto Garranos, que consistiu na observação de um grupo de cavalos Garranos descendentes de cavalos domésticos libertados nos anos 40 no Parque Natural do Gerês. Com o objectivo de estudar o comportamento e reconhecer os exemplares da raça de forma a evitar a degradação de uma das duas espécies de cavalo português devido a cruzamentos, este projecto enquadrou-se num plano do PNPG para aumentar a espécie e apurá-la, por eliminação de exemplares com características que não a dos garranos.

A metodologia das observações foi a de acompanhar o grupo das 9 às 19 horas e catalogar os exemplares, registando os seus comportamentos individuais.

Prémios:

Este projecto foi alvo de vários prémios, nomeadamente em 1993 com o 2º prémio Young European’s Environment Science que veio reconhecer a importância deste projecto no plano ecológico e biológico português. Foi ainda um dos primeiros projectos em Portugal onde jovens estudantes desempenharam um papel importante num projecto científico.