Ginásio

18-09-2017

Partilhe esta página:

Descrição/Funcionamento

O projeto do ginásio consiste na criação de uma rede de monitorização de aparelhos de fitness e musculação de ginásio, com vista a avaliar a sua intensidade de utilização. A rede de sensores cobre mais de 100 máquinas por ginásio e apresenta diferentes desafios no seu projeto, desde a escolha e produção dos próprios sensores, à ligação de todas as máquinas numa rede de IoT (Internet of Things), que poderá ser acedida através de uma plataforma online.

Este projeto é desenvolvido ao longo de duas fases:

  1. Teste de protótipos / Criação da rede –

    uma fase mais virada para investigação. Consiste em escolher diferentes tipos de sensores (não intrusivos), onde cada um representa uma solução diferente para retirar dados das máquinas. Cada sensor está ligado a um microcontrolador, que se conecta por Wi-Fi a um server, através do qual é possível não só receber os dados, como mandar comandos para cada sensor (p.e. calibrar, reset). Posteriormente, através da análise das diferentes abordagens utilizadas, é decidido qual se adapta melhor a cada tipo de máquina.

  1. Criação da plataforma online / Aperfeiçoamento de protótipos –

    Consiste na criação de uma plataforma pessoal de IoT, através da qual podemos ligar e controlar todos os aparelhos do ginásio, cujos dados serão armazenados numa base de dados. Nesta plataforma, será possível obter diversas estatísticas de utilização como percentagem e tempo de utilização de cada máquina, organização de dados por intervalos de tempo (dia, semana, mês, etc) e por conjunto de máquinas (passadeiras, musculação, etc), entre outras. É também nesta fase onde se recriam os protótipos desenvolvidos anteriormente, de modo a serem mais robustos e a ocuparem o menor espaço possível. Posteriormente, realiza-se a montagem e instalação de todos os sensores necessários nos ginásios.

Estado atual:

Neste momento, o projeto encontra-se no final da primeira fase. Foram instalados diferentes protótipos e estão a ser analisadas quais as melhores abordagens para cada máquina.