Impressora 3D (3ª Geração)

05-01-2017

Partilhe esta página:

Descrição

Baseado no projecto RepRap, o projecto da JUNITEC “Impressora 3D” consiste no desenvolvimento de um dispositivo capaz de criar objectos tridimensionais desenhados com auxílio de programas informáticos, de baixo custo e fácil utilização. Actualmente existem diversas impressoras 3D no mercado mas os seus custos são de tal forma elevados que restringem a utilização deste dispositivo à criação de protótipos. O projecto RepRap pretende criar uma impressora 3D de fácil utilização, capaz de ser reproduzida com um baixo custo e tornar o conceito de impressão 3D um elemento quotidiano do cidadão comum. Note-se que este dispositivo tecnológico permite, por exemplo, a reciclagem caseira de antigos objectos que podem ser reutilizados pela impressora para fazer uns novos.
Neste contexto, a JUNITEC pretende criar um projecto de longo prazo, capaz de integrar elementos de todos os cursos do IST, altamente tecnológico, com elevado impacto sobre a sociedade e com diversas possibilidades de negócio. Dado que esta área ainda se encontra pouco desenvolvida, a criação de um protótipo terá uma perspectiva de evolução muitíssimo elevada, tendo ainda a facilidade de se basear em projectos já existentes.

Mais informações sobre RepRap podem ser encontradas em:

http://reprap.org/bin/view/Main/WebHome

Neste sentido, a JUNITEC está à procura de candidatos para colaborar no projecto Impressora 3D, tendo preferência, devido às suas características específicas, por alunos dos seguintes cursos:

Eng. Electrotécnica e de Computadores para o desenvolvimento e implementação de circuitos eléctricos, motores, sensores e técnicas de controlo.

Eng. Mecânicos para o desenvolvimento do desenho e funcionamento mecânico da impressora.

Eng. de Materiais para estudo de vários tipos de materiais que podem ser utilizados pela impressora.

Eng. Informática para o desenvolvimento da interface entre a impressora e computador.

Dada a concretização deste projecto ser de médio a longo prazo, é importante o recrutamento de alunos do primeiro ciclo para manter a sua continuidade. Serão, contudo aceites alunos de outros cursos desde que demonstrem interesse no projecto e que se prove terem capacidade de adquirir os conceitos necessários.

Portanto se achas que reúnes estes requisitos, és dinâmico e queres participar num projecto altamente tecnológico, de elevado impacto social e com diversas possibilidades de negócio junta-te a nós!

Parceiros: