InMotion

09-09-2017

Partilhe esta página:

O InMotion visa aliar o emergente conceito de Gamification à especialidade de Medicina Física e de Reabilitação.

O projeto consiste, assim, numa Gamified Rehab, implementada por meio de um motor de jogo que permite a criação de ambientes 3D (Unity).

Para primeira abordagem, a articulação do ombro foi escolhida como foco na implementação do conceito, no qual o jogo é composto por uma sequência de exercícios fisioterapêuticos.

A principal finalidade do InMotion passa por garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes que necessitam de realizar reabilitação física – os destinatários do projeto. Com efeito, esta abordagem lúdica e interativa de realizar a reabilitação física, prevê uma maior motivação nos pacientes, conducente a outcomes mais positivos na reabilitação desejada.

A comunidade médica envolvida neste campo surge, também, como um importante stakeholder face ao projeto, beneficiando do aumento da eficiência do trabalho atualmente desenvolvido, dado se passar a dispor desta ferramenta inovadora para complementar os processos convencionais de fisioterapia.

Os dados do movimento efetuados pelo paciente durante a sua sessão de reabilitação são recolhidos de uma forma cómoda e simples na ótica da utilização, através da tecnologia do Kinect.