InMotion

09-09-2017

Partilhe esta página:

O InMotion visa aliar o emergente conceito de Gamification à especialidade médica de Reabilitação Física.

O projeto consiste, assim, na implementação de uma Gamified Rehab, através de um motor de jogo que permite a criação de ambientes 3D (neste caso, o Unity), de uma sequência de exercícios fisioterapêuticos que compõem o jogo. A principal finalidade passa por garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes que necessitam de realizar reabilitação física – estes são os destinatários deste projeto, bem como os seus principais stakeholders – através da melhoria da sua performance em exercícios de reabilitação física. Com efeito, tratando-se de uma abordagem lúdica e interativa de realizar a reabilitação física, prevê-se que suscite maior motivação nos pacientes, conducente a outcomes mais positivos na reabilitação desejada.
A comunidade médica envolvida neste campo, em particular os profissionais de saúde, assim como clínicas de reabilitação, laboratórios, hospitais e centros de formação surgem como importantes stakeholders face a este projeto. De facto, acredita-se num aumento da eficiência do trabalho atualmente desenvolvido, dado passar a ter-se ao dispor esta ferramenta inovadora para complementar o processo de reabilitação física.
Este Jogo receberá como input os dados do movimento efetuados pelo paciente durante a sua sessão de reabilitação. Para tal, pretende-se utilizar tecnologia de alta qualidade e precisão, nomeadamente sensores IMU’s, a colocar nos pontos estratégicos sob análise num determinado caso de reabilitação física. Em adição, pretende-se que o jogo incorpore capacidade de dificuldade adaptativa, ajustando o nível de dificuldade exigido a cada exercício, tendo em conta a performance do paciente.
Numa fase final do processo de reabilitação, o InMotion prima por permitir que os pacientes possam utilizar o jogo com assistência reduzida de fisioterapeutas.