MisART

05-01-2017

Partilhe esta página:

Descrição

O projecto Misart visou a criação de um modelo de gestão que tinha em conta a conservação e protecção da natureza e a revitalização do tecido socioeconómico em áreas rurais.

O modelo, aplicável a diversas áreas da Comunidade Europeia (em particular à região mediterrânea), baseou-se numa região portuguesa – a Beira Interior –nomeadamente numa propriedade aí localizada – a Quinta da França. Esta propriedade, que foi escolhida por um conjunto invulgar de características relevantes (dimensão, localização, diversidade biológica e paisagística, património construído e potencial para a conservação da Natureza), permitiu criar uma equipa com o know-how necessário à realização de outros modelos aplicáveis a diferentes ambientes.

Graças à forte preocupação em garantir a qualidade, relevância e aplicabilidade do projecto, este actuava como um poderoso agente de intervenção social.
Foi este projecto Misart  desenvolvido pela JUNITEC que deu origem ao projecto LandState do IST, o qual consiste no aproveitamento e aprofundamento dos resultados da anterior equipa.