Frequently Asked Questions




  • keyboard_arrow_rightO que é a JUNITEC?

    A JUNITEC é a mais antiga Júnior Empresa portuguesa. É composta exclusivamente por alunos do Instituto Superior Técnico e tem por objetivo estabelecer uma ponte entre o mundo empresarial e universitário. Não tendo fins lucrativos é capaz de oferecer serviços na sua área de ação a preços competitivos mantendo sempre um elevado nível de qualidade associado ao Instituto Superior Técnico. Possui um estilo de organização semelhante ao de uma empresa, pretendendo com isto oferecer aos seus colaboradores uma formação que complete a educação universitária e facilite a transição para o meio empresarial. Presta serviços a clientes e também aposta no desenvolvimento de projetos internos à empresa.

  • keyboard_arrow_rightQual é a estrutura da JUNITEC? Exigem um formalismo semelhante ao das empresas de maior dimensão?

    A nível de estrutura a JUNITEC organiza-se como uma empresa. Respondemos a uma hierarquia definida, com Direcção, Mesa de Assembleia Geral e Conselho Fiscal. Está dividida nos Departamentos Técnico, de Marketing e de Recursos Humanos. Desta forma, pertencer à JUNITEC nem sempre significa estar envolvido num projeto ou serviço, mas passa também por desenvolver as competências transversais (soft skills) nos diversos departamentos. A comunicação entre os membros faz-se de forma informal, sendo que todo o trabalho é desenvolvido num ambiente único, havendo apenas alguns eventos pontuais que exigem o devido formalismo.

  • keyboard_arrow_rightO que é uma Júnior Empresa?

    O conceito de Júnior Empresa surgiu em Paris, em 1967, na École Supérieur des Sciences Economiques et Commerciales com o objetivo de incentivar o estudante universitário a seguir o espírito empreendedor. Em Portugal, o Instituto Superior Técnico foi pioneiro na mobilização deste tipo de associações, através da fundação da JUNITEC, em 1990. O “movimento” tem vindo a crescer e hoje em dia já são mais de dez as júnior empresas a atuar em Portugal nas mais diversas áreas. Nenhuma júnior empresa tem fins lucrativos e todas têm como objetivo providenciar a melhor formação possível aos seus membros, preparando-os da melhor das formas para entrar no mercado de trabalho. A JUNITEC aplica este conceitos, seguindo o lema “Aprender, Inovar, Empreender”.

  • keyboard_arrow_rightOnde se reúnem para trabalhar?

    A JUNITEC tem como sede um espaço numa vivenda ao lado do Instituto Superior Técnico. É neste espaço que se reúne com clientes e onde os membros exercem as suas funções. A morada pode ser consultada na secção Contactos.

  • keyboard_arrow_rightTrabalham quantas horas por semana? O horário é fixo?

    Antes de membros da JUNITEC, todos somos alunos do Instituto Superior Técnico e sabemos o tempo que é necessário dispender para o curso. Por isto, pedimos apenas aos nossos colaboradores o máximo de esforço e eficiência durante o tempo que puderem dispender sem se prejudicarem a qualquer nível.


  • keyboard_arrow_rightO que é um projeto?

    Os projetos são ações da JUNITEC com um início e fim bem definidos. São geralmente de médio/longo prazo e podem surgir:
    navigate_nextInternamente à JUNITEC, desenvolvendo a ideia de um ou mais membros dado que estes sejam aprovados.
    navigate_nextExternamente, solucionando a necessidade de um cliente.
    Todos os projetos aceites cumprem os valores de “Aprender, Inovar, Empreender” e acrescentam ao conhecimento dos membros da JUNITEC, surgindo como um desafio. A responsabilidade social é de maior importância para qualquer empresa e como tal, grande parte dos projetos internos da JUNITEC cumprem o propósito de ajudar a melhorar a qualidade de vida. Desde a resolução de problemas do quotidiano à solução das dificuldades enfrentadas pela doença, o objetivo é ajudar e aprender fazendo.

  • keyboard_arrow_rightO que é um serviço?

    Um serviço é uma colaboração com uma entidade onde é proposto, neste caso à JUNITEC que realize um certo trabalho.

  • keyboard_arrow_rightQual é a diferença entre um projeto de inovação e um projeto de consultoria tecnológica?

    Um projeto de inovação parte do pressuposto de que tem como objetivo ser uma solução para um determinado problema, num mercado específico que contempla uma série de fases desde a ideação até a criação de uma startup. Um projeto de consultoria tecnológica, ou serviço, é realizado em colaboração com uma entidade que nos propõe um projeto a ser realizado ou até mesmo um simples “proof of concept”.

  • keyboard_arrow_rightSou obrigado a estar num dos projetos correntes na JUNITEC ou posso ser eu próprio/a a propôr uma ideia e trabalhar nela?

    A sugestão de ideias para novos projetos é perfeitamente possível. Na JUNITEC não só todos temos liberdade para ter novas ideias e trabalhar nelas como ainda somos totalmente incentivados a fazê-lo! A proatividade é uma característica e um valor fundamental de todo e qualquer membro da nossa júnior empresa, pelo que todos podemos e devemos trabalhar sempre com vista ao crescimento pessoal a todos os níveis mas também para garantir um ambiente de convivência, aprendizagem e inovação de excelência.

  • keyboard_arrow_rightPosso ser eu a escolher o projeto em que vou trabalhar ou este é-me atribuído?

    Todos os membros são alocados a um projeto no final do processo de recrutamento e entrada na JUNITEC. É sempre ouvida a preferência do membro, no entanto, pode dar-se o caso em que é alocado a outro projeto, que não aquele pelo qual demonstrou interesse. Neste caso o progresso será sempre acompanhado e se não se verificar “fit” do membro nesse projeto, o membro tem a liberdade para mudar.


  • keyboard_arrow_rightComo é feito o processo de seleção para entrar na JUNITEC?

    A JUNITEC tem fases de recrutamento semestrais ou anuais mediante as suas necessidades. Todos os alunos do Instituto Superior Técnico podem candidatar-se através da submissão de um formulário de recrutamento. O processo inclui entrevista e dinâmicas de grupo onde serão selecionados os candidatos mais competentes para os cargos por ocupar. Sempre que o recrutamento estiver aberto este estará anunciado no website assim como nas redes sociais.

  • keyboard_arrow_rightQual é a carga horária esperada de um membro da JUNITEC?

    Antes de membros da JUNITEC, todos somos alunos do Instituto Superior Técnico e sabemos o tempo que é necessário dispender para o curso. O tempo irá variar consoante o cargo ocupado e as tarefas a realizar na altura. Nenhum membro deve diminuir o seu rendimento escolar devido às suas funções na JUNITEC e as formações obtidas irão muitas vezes ter efeitos benéficos no seu rendimento. Por isto, pedimos apenas aos nossos colaboradores o máximo de esforço e eficiência durante o tempo dedicado à JUNITEC mantendo presente que este é um investimento que é retornado sobre a forma de experiência e formação em diferentes áreas. A JUNITEC irá complementar a educação e não prejudicar.

  • keyboard_arrow_rightÉ necessário ser de algum curso especifíco, ou ser aluno de mestrado?

    Não. Aceitamos candidaturas de qualquer estudante de qualquer curso do Instituto Superior Técnico, desde alunos do primeiro ano até estudantes de mestrado. A candidatura pode ser feita a qualquer departamento, mas podem ser feitas alocações a outros departamentos e muitos colaboradores acabam por trabalhar em áreas que não são (inicialmente) da sua especialidade. Procuramos, acima de tudo, alunos que tenham vontade de trabalhar em equipa e espírito empreendedor.