A JUNITEC

A JUNITEC, criada em 1990 por um grupo de alunos do IST, foi a primeira Júnior Empresa portuguesa. Desde a sua fundação que a JUNITEC participou em projetos de diversas áreas, tendo sido distinguida através da obtenção de vários prémios. Entre 2004 e 2009 a JUNITEC tornou-se uma associação inactiva. Em 2009, um grupo de alunos do IST que, conscientes da importância da actividade desenvolvida por esta organização, decidiram que estava na hora de devolver aos alunos Instituto Superior Técnico a oportunidade de aplicar e expandir os seus conhecimentos, reactivando a JUNITEC. Desde então, a JUNITEC tem crescido continuamente, tendo sido mais recentemente distinguida com o Prémio Projecto Inovador do Ano 2015 e o prémio de Responsabilidade Social no ano de 2016 e em 2017, atribuídos pela JADE Portugal. Ao longo dos seus 26 anos de existência a JUNITEC incubou e permitiu lançar para o mercado 6 empresas nacionais e centenas de jovens empresários.

Missão e Visão

flag

A missão da JUNITEC é promover a valorização do estudante universitário através do desenvolvimento de uma educação empreendedora e de formação contínua aproximando os estudantes do meio empresarial. Com um espírito empreendedor e de inovação, é através do desenvolvimento de projetos e serviços de Engenharia e da aposta em ideias inovadoras que a JUNITEC ambiciona contribuir para uma comunidade intimamente ligada ao empreendedorismo universitário e inovação tecnológica.

A JUNITEC pretende ser um elo de ligação entre os estudantes e o meio empresarial, através da aplicação de conhecimentos adquiridos, apostando numa valorização contínua do espaço científico, tecnológico e empresarial em que se inserem. Estando direccionada para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, a JUNITEC ambiciona ser um exemplo no que toca ao desenvolvimento de novas ideias e à sua concretização.

gps_fixed

Movimento Júnior Empresário

Uma júnior empresa é uma associação sem fins lucrativos, não política e não religiosa. Constituída por estudantes universitários, tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da formação académica dos diversos estudantes. Sob o mote “Learning by doing”, pretende-se que estes jovens desenvolvam projetos onde possam melhorar as suas soft skills fazendo a diferença no mercado de trabalho. Normalmente, as Júnior Empresas encontram-se sediadas em pólos universitários, visto serem fontes diretas de conhecimento científico, e podendo, assim, contar mais facilmente com o apoio de diversos docentes.

JADE Portugal Federação de Júnior Empresas de Portugal

Saiba mais sobre o movimento Júnior Empresário através da JADE Portugal.

Empresas

Como júnior empresa, estamos muito ligados à prática de empreendedorismo. Existem vários casos de empresas criadas na JUNITEC ou pelos seus alumni, por isso damos muito valor a novas ideias e o apoio necessário para as desenvolver.