Junitec

QUEM SOMOS

Junitec

OS NOSSOS NÚMEROS

1990

Ano da fundação

8

Prémios nacionais

2

Prémios internacionais

+60

Membros ativos​

20

Momentos de formação anual​

18

Parceiros institucionais​

200€

De formação por membro​

Junitec

O que é a junitec

Fundada a 6 de fevereiro de 1990 por um grupo de estudantes empreendedores, a JUNITEC estabeleceu a ponte entre a comunidade estudantil do Instituto Superior Técnico e o mundo empresarial português. Ao longo da sua existência, tem sido reconhecida com vários galardões nacionais e internacionais, referentes aos vários projetos de engenharia que tem vindo a desenvolver. Com o objetivo de valorizar o estudante universitário, a JUNITEC proporciona uma experiência única de trabalho, onde empreendedorismo, dedicação e amizade se complementam perfeitamente. Este ambiente de trabalho permite aproveitar ao máximo o potencial dos seus membros, que por sua vez resulta num desempenho cada vez melhor. A JUNITEC conta atualmente com mais de 60 membros ativos e com uma extensa rede de alumni, e é a atual detentora do prémio internacional da JE Europe de “Júnior Empresa mais Promissora da Europa” de 2021.

VISÃO

Através de excelência e compromisso, realizar projetos empreendedores de elevado impacto para a sociedade, academia e para o tecido empresarial.

MISSÃO

Entregar projetos de elevado impacto realizados por mentes jovens e empreendedoras do IST, formando o melhor talento nacional e os líderes do nosso futuro.

VALORES

Aprender, inovar, empreender, formar gerações, desenvolver projetos com impacto real nas sociedades futuras.

Junitec

testemunhos

Joaquim Viegas

Joaquim Viegas

Sócio nº1 da JUNITEC Diretor Geral da Nobilis, Lda. e fundador da Incitare Lda., Lazer Aventura Lda. e Cumes do Açor Lda.
Quando nos surgiu a ideia de criar uma estrutura estudantil a que chamámos JUNITEC, tínhamos em mente algo que fosse um marco para o futuro, formando os diferenciadores da nossa economia, com o foco em vários temas, tais como liderança, equipas de alto desempenho, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Criar um espaço que fosse inspirador, onde se desenvolvesse a curiosidade de aprender e de experienciar, onde o trabalho de equipa fosse a base do desenvolvimento e da criatividade, seriam os ingredientes para atingirmos uma organização de referência mundial. A JUNITEC hoje está na vanguarda, e pessoalmente valeu a pena, pois continua a criar, a inovar sem limites e constitui uma referência impar no seu meio a nível mundial.
Sérgio Carvalho

Sérgio Carvalho

Sócio-parceiro da Deloitte Portugal
A JUNITEC é uma organização onde temos capacidade de concretização, onde podemos servir a sociedade e os nossos colegas. A JUNITEC deu-nos a capacidade de perguntar sempre “porque não?”, a confiança nas nossas competências de engenharia, de resolver problemas, uma primeira e completa experiência de gestão. Valeu a pena!
Francisco Veloso

Francisco Veloso

Reitor da Imperial College Business School
A minha participação e subsequente papel de liderança na JUNITEC foram absolutamente críticos na definição do meu percurso profissional. Foi através da JUNITEC que ganhei um entendimento inicial, e muita curiosidade para aprender mais, sobre a inovação e o empreendedorismo, as áreas que têm vindo a definir a minha carreira académica.
Ana Matos

Ana Matos

Presidente do atual mandato 2022/2023
A base de todos estes anos de trabalho foram e sempre serão as pessoas. As pessoas que por aqui passaram, as gerações que marcaram o desenvolvimento da JUNITEC. Foi cada geração desafiando-se a si própria que, com a sua vontade de inovar, fez crescer a JUNITEC, potenciando de ano para ano o alcance de novos patamares. Uma construção feita com muita dedicação, garra e talento. Sobretudo talento.
Pedro Pinheiro

Pedro Pinheiro

Vice Presidente e Aquisição de Clientes na Altice USA
Foi na JUNITEC que tive a oportunidade de criar os meus primeiros projetos profissionais, e de estimular e nutrir características de iniciativa e de liderança. Mas sobretudo, foi também onde conheci e trabalhei com pessoas que me inspiraram enquanto jovem aspirante a engenheiro e gestor, de quem fiquei amigo até hoje.
Pedro Lobo

Pedro Lobo

Administrador na Innovagency
A colaboração na JUNITEC ao longos dos cinco anos do curso foi determinante para compreender os desafios da gestão e operação de uma empresa, um complemento chave ao conhecimento técnico da licenciatura. Posso dizer que, não fosse essa experiência, não teria iniciado juntamente com três colegas do IST, o projecto empresarial de sucesso que é a Innovagency.
Paulo Dimas

Paulo Dimas

Vice Presidente de Inovação de Produto na Unbabel
A oportunidade de ajudar a fundar a JUNITEC foi o momento mais determinante do meu percurso de empreendedor. Foi na JUNITEC que aprendi a resolver problemas difíceis do mundo real criando equipas fantásticas. E, essencialmente, aprendi a errar rápido, um dos princípios fundamentais dos Unbabel Labs, a equipa que hoje lidero.
Junitec

história

A JUNITEC foi fundada no dia 6 de fevereiro de 1990, sendo a Júnior Empresa mais Antiga de Portugal. Foi com base nos valores de empreender, inovar e aprender, que a JUNITEC foi fundada e ainda se rege nos dias de hoje. Ao longo dos anos os membros da JUNITEC procuraram manter estes pilares de forma a impactar positivamente a sociedade com os seus projetos e ações. A dedicação das várias gerações de membros e direções da JUNITEC, estão espelhadas no reconhecimento e no sucesso crescente da nossa organização.

1990

Fundação da JUNITEC

A JUNITEC foi fundada por cinco alunos do Instituto Superior Técnico, Joaquim Viegas, José Rui Felizardo, Sérgio Carvalho e Paulo Dimas e Francisco Veloso, com foco no empreendedorismo e inovação, traçando assim os pilares da primeira Júnior Empresa de Portugal.

1991
Neste ano integraram a direção Francisco Veloso, Pedro Conceição e Paulo Dimas, tornando-se co-fundadores da JUNITEC. A JUNITEC é reconhecida com o Prémio Promindústria do Concurso de Ideias Empresariais, dando início a uma carreira de prestígio.
1994

 

O programa de televisão Janelas Virtuais, totalmente realizado pela JUNITEC e transmitido na TVI, obteve o prémio International Label Technique, confirmando o sucesso crescente da jovem Júnior Empresa que se tornava agora reconhecida no palco internacional.

1995
O projeto RETINA visava o estudo da retina do olho humano e o seu processamento de imagens, recebeu o 1º prémio do Concurso Europeu para Jovens Cientistas.
2004

A JUNITEC torna-se membro fundador da JADE Portugal.

2012
O projeto Strato Power, estudo de uma turbina eólica de alta altitude, levou a JUNITEC à final do prémio Richard Branson. O mesmo projeto foi ainda reconhecido pela JADE Portugal com o prémio Projeto Inovador do Ano.
2015
25º Aniversário da JUNITEC. A JUNITEC é novamente reconhecida com o prémio nacional da JADE Portugal para Projecto Inovador do Ano.
2017

 

Primeira edição do TecStorm, uma hackathon de 28h direcionada para o desenvolvimento de ideias inovadores que solucionem problemas da sociedade. O evento decorreu no Instituto Superior Técnico, e contou com a participação de 28 estudantes do ensino superior.

2018

 

A primeira startup da JUNITEC, a Clynx, vocacionada para o melhoramento da experiência de fisioterapia através da gamificação, foi distinguida como uma das melhores 25 startups no European Innovation Academy.

A 2ª edição do TecStorm decorreu no Pavilhão do Conhecimento, contando com a presença de diversas empresas e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

2019

 

A JUNITEC é consagrada vencedora em três categorias no jeniAL Awards, o maior evento do Movimento Júnior Português. Sendo reconhecida como Júnior Empresa mais Promissora, Júnior Empresa mais Inovadora e Projeto do Ano.
​Clynx e MyNutriScan, duas startups fundadas na JUNITEC marcaram presença no WebSummit’19.​ A startup Clynx foi premiada no GovTech, um concurso promovido pelo Governo para apoiar startups a nível nacional.

2020

 

A JUNITEC recebeu os seus primeiros prémios Europeus atribuídos pela Junior Enterprises Europe, sendo reconhecida como Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa e Júnior Empresa mais Inovadora da Europa. Também foi reconhecida como a Júnior Empresa mais Inovadora de Portugal no jeniAL Awards.

2021

 

A JUNITEC foi reconhecida como a Júnior Empresa mais Promissora da Europa pela Junior Enterprises Europe.
Realizou-se a 5ª Edição do TecStorm, este ano numa versão totalmente digital.

2022

 

JUNITEC vencedora de 4 prémios no jeniAL Awards: Júnior Empresa do Ano, Júnior Empresa mais Inovadora, Júnior Empresa mais Socialmente Responsável e Projeto do Ano
A 6ª edição do TecStorm decorreu na Fundação Champalimaud e foi marcada pela criação de uma nova categoria de competição na área da saúde.
Primeira edição do Unicorn day, um evento que marca o fim do programa do InnovationHub.

Direção

equipa

MAG

Mesa Assembleia geral

CF

CONSELHO FISCAL

EQUIPA

Consultoria

Rui Wang
equipa

Inovação

equipa

Marketing

Duarte Pais
Equipa

Recursos humanos